quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Retrovisor nos mostra o que ficou...


     Mudança,é uma coisa que pode ser tanto boa quando ruim,na mesma intensidade ,engraçado né? Esses dias eu estava conversando com uma pessoa e disse para ela no meio da conversa: " tem vezes que as mudanças que aparentemente são ruins de momento tornam-se boas a longo prazo." e ela me respondeu com os olhos bem tristes: " é...mais ficar longe das pessoas que gostamos nunca é bom." e então eu me calei,por falta de saber o que responder.... passei o dia pensando nisso e decidi que ia escrever sobre mudanças e nostalgia!
   Seja lá qual for o motivo ou a mudança,o processo que passamos quando isso acontece na maioria das vezes é difícil,seja mudar de escola, a cor do cabelo,mudar de trabalho,de namorado, de cidade é sempre 'estranho'  e sabe porque?  porque tudo que é novo nos dá medo, fazendo que nos apeguemos cada vez mais naquilo que temos,somos muito acomodados com as coisas,é difícil mudar,mas muitas vezes as mudanças são boas,basta estar de coração aberto para aceita-las. 
  E quando as coisas mudam sem que agente possa perceber?  não estou boa com exemplos hoje,mas estive pensando,quando sai da escola para o ensino médio e depois para a faculdade ficaram promessas,promessas de que a amizade continuaria,que continuaríamos nos vendo,claro que temos aqueles que estão sempre presente,porem não são todos...e hoje depois de alguns anos percebo que não é bem assim, não por má vontade de alguma parte ,mas porque a vida muda, muda e muito, uns trabalham, outros estudam fora,outros trabalham e estudam,tem aqueles que passam o fds com a família,o namorado,na balada,na praia, com os livros,sem falar que nesse meio tempo seus 'amigos' torna-se aqueles que você vê diariamente, os do trabalho,da faculdade...é normal, os velhos amigos vemos eventualmente ou quando o destino é bom e nos faz cruzar com eles na rua,sabemos que os bons,os irmãos permanecem,mas aqueles que gastamos mas que não era o mais intimo acaba se perdendo com o tempo,manter o contato é difícil devido a diversidade de tarefas de cada um,muitas vezes me pego triste e sentindo falta de taaantos momentos, momentos de riso,de alegria,brincadeira e causaria,claro que temos os ruins e acreditem,até deles sinto falta,sabe porque?  Porque hoje tenho amigos que foram MUITO mais amigos, que jamais imaginei perder TANTO o contato,sei que se houvesse m esforço maior de cada lado,a amizade poderia ser mais proxima,não como antes,porem diferente de hoje, é que eu já perdi amigo, não por distancia, mas perdi para a vida, Deus levou duas pessoas muito queridas Emily e Késia ,que estejam em um bom lugar.Quando lembro disso tenho momentos de nostalgia profunda,é porque elas eu não posso ter comigo de maneira alguma...e  tem pessoas que poderiam ser mais próximo e não são...sendo que não há nada que torne essa presença impossível .Aaaah não sei organizar bem o que quero dizer com isso,mas é mais ou menos assim, vamos aproveitar enquanto estamos aqui e temos todos nosso amigos  do nosso lado?  vamos ligar para aqele  que não vemos a anos para dizer um "oi, vamos juntar o pessoal da escola ?"  sei lá, tem coisas que podemos mudar ,acredite,é possível basta só boa vontade,não é porque as coisas mudam que temos que deixar para traz de maneira definitiva tudo aquilo que foi bom,não é porque houve alguma briga que fez você para de falar com alguém que apaga todos os momentos de alegria com essa pessoa,sei lá, se a vida virar pra você  dizer: "acabou,vamos mudar." aceite... verá que algo bom daíi você poderá tirar ! 






sem mais,beijos!

2 comentários:

Diogo Oliveira disse...

Por mais que demore, sempre voltamos as origens mais as amizades mais "distantes" realmente somem, lindas palavras novamente baxinha :p

bjusss


DNK...

O Eremita disse...

De sete em sete anos, nos tornamos seres humanos diferentes do que éramos. Todas as células do nosso corpo mudam, o que equivale dizer que aquela pessoa que foi já não é. Já reparou o quanto somos diferentes de alguns anos atrás ? O quanto às vezes queremos reter uma experiência boa, uma fase legal, mas não conseguimos justamente porque são apenas experiências e fases ? E mesmo que tentemos reter e repetir, não conseguimos ? Tudo é cíclico, tudo muda e nada dura para sempre. Como dizia Heráclito, "panta rei" (tudo flui).
Acho normal, portanto, que alguns daqueles amigos que tínhamos , ou que considerávamos como, já não o sejam mais tanto assim. Eles também mudaram, levaram suas vidas, tiveram suas experiências.
Mas, pode acreditar, apesar disso tudo, como dizia Aristóteles, a verdadeira amizade resiste ao tempo. Um amigo verdadeiro, que te considera - não aquele que simplesmente te convida para as festas e baladas - mas aquele que lembra de você como uma referência e como alguém marcante, vai te considerar um amigo mesmo muito tempo sem te ver - e quando te ver, a admiração voltará.
Eu tive, há 20 anos atrás, um estagiário para quem eu ensinei muita coisa - ele me admirava muito e me considera seu professor. Os tempos mudaram e nos distanciaram. Mudei de empresas, pulei de empregos, conheci outras pessoas e há pouco re-encontrei este estagiário, mas agora como MEU CHEFE... pois ele me apresenta para todo mundo como "meu amigo", que "me ensinou muita coisa".
Este tipo de coisa, a mudança das células do corpo não alteram, porque está num nível acima do delas.